Instituto Pensar - Conheça o novo RG e saiba quando atualizar o documento

Conheça o novo RG e saiba quando atualizar o documento

por: Ana Paula Siqueira 


Novo documento vai unificar RG e CPF. Imagem: Reprodução

Um novo modelo de carteira de identidade passará a valer no Brasil. O documento terá apenas um número: o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que será o mesmo do Registro Geral (RG).

A unificação nacional do cadastro de cidadãos vai ajudar a coibir fraudes já que o RG é feito pelos estados. Com isso, uma mesma pessoa pode ter até 27 registros diferentes.

Somado a isso, o novo documento será digitalizado e toda carteira de identidade terá um código QR que poderá ser acessado também off-line.

A carteira de identidade atual será aceita por mais 10 anos para pessoas que tenham até 60 anos. Ao fim do prazo é necessário mudar para o novo modelo. Já para quem tem entre 0 e 12 anos, o RG terá validade de 5 anos.

A emissão da carteira continua será gratuita.

Leia também: Proteção de dados: cuidados para fornecer informações pessoais

Os institutos de identificação terão até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.

Outras informações também poderão constar no novo documento. O grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte poderão ser incluídas na Carteira de Identidade.

Continuam a constar no novo RG identificação do órgão expedidor, número do RG; nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento do cidadão.

Assim como fotografia em proporção que observe o formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI); assinatura e impressão digital do polegar direito.

Com informações da Fórum



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: